Projetos

Projetos em andamento:

 

Livros em preparação:

O Enigma do Contrato: uma investigação em história conectada do trabalho, direito, escravidão e liberdade

Este livro trata da invenção da ideia de “trabalho livre” como uma categoria legal no Brasil do século XIX, olhado dentro de um contexto conectado e de longa duração aonde as ideias de “liberdade”, “trabalho” e “contrato” foram criadas, entrelaçadas e utilizadas por meio do direito por vários atores sociais. Tendo contratos de trabalho envolvendo ex-escravizados no Brasil do século XIX como ponto de partida, este livro faz uma ampla discussão sobre a evolução da ideia de “contrato” dentro da tradição legal ibero-americana e suas transformações na longa duração. O ponto de chegada do livro tenta mostrar porque, ao invés de serem pensados como artefatos sem importância, ou relíquias do mundo escravista dentro do novo horizonte moderno da “transição” para o trabalho livre, os contratos de trabalho aonde ex-escravizados pagavam por sua liberdade com compromissos de submissão “como se escravos fossem”, são artefatos culturais plenos de significado, cuja interpretação não é simples. Tratados como quebra-cabeças a ser compreendido e problematizado, o livro não se propõe a explicar o significado definitivo dos “contratos”, mas mostrar porque são um enigma em primeiro lugar.

O Brasil de Reuben Cleary: as memórias brasileiras de um médico confederado nos últimos anos da monarquia

Este livro é a tradução completa do manuscrito do médico e engenheiro norte-americano Reuben Cleary (1835-1895), contendo suas observações sobre o Brasil e a cidade de Lages (Santa Catarina), aonde viveu por mais de vinte anos. Cleary, que fugiu para o Brasil após a Guerra Civil nos Estados Unidos, estabeleceu-se no sul do Brasil em 1865 e viveu no país até o fim da vida, colecionando observações sobre o dia-a-dia e a política local e nacional. Ex-combatente pelo lado sulista da Guerra, Cleary foi capitão do exército confederado e participou da batalha de Gettisburg. Sua experiência como apoiador dos confederados, como médico e engenheiro, transparece em sua relação conturbada e contraditória com o mundo brasileiro em que se inseriu. Racista empedernido, mas também observador perspicaz e ácido das elites locais que acompanhou de perto como médico, Cleary nos fornece uma visão incomum sobre a história do Brasil nos últimos anos do Império. O manuscrito do livro, intitulado “Chronicas Lageanas“, em inglês, encontra-se hoje nos Arquivos Nacionais do Estados Unidos da América e permanece inédita em livro. O volume sobre Cleary conterá a tradução de Crônicas Lageanas e de outros materiais selecionados da documentação do autor, bem como um estudo sobre suas memórias.

 

Projetos de pesquisa:

Vidas vulneráveis e o trabalho no Brasil da escravidão e do pós-emancipação, séculos XVIII – XIX

Descrição:Em direto diálogo com meus projetos anteriores  – que atualiza e amplia – este novo projeto de pesquisa pretende continuar a investigar as várias dimensões tomadas pelo que chamei de “precariedade” no longo século XIX, colocando o trabalho e a experiência dos trabalhadores pobres no seu centro. O tema da precariedade do trabalho, da precariedade material, legal, e simbólica  continua sendo o eixo a partir do qual se articulam as diversas frentes de pesquisa que o projeto abraça. Nessa nova fase, seguindo caminhos que já estão sendo trilhados e que resultaram em publicações recentes, a discussão sobre os processos de vulnerabilização prestam cada vez mais atenção às dinâmicas específicas ligadas ao gênero e a idade dos trabalhadores (livres e escravizados), bem como pretende dialogar cada vez mais com os chamados “disability studies”, isto é, os estudos que se debruçam sobre o lugar da incapacitação física, permanente ou temporária, nas relações sociais e de trabalho, e as formas sociais e institucionais de provisão de cuidado (e o trabalho do cuidado, em particular) e as modalidades de dependência e co-dependência material e afetiva que derivam daí.

Financiamento: projeto financiado através da Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ1C)